Seu navegador não suporta a execução de scripts ou está que está função desabilitada.

Gestor desse conteúdo  Gestor desse conteúdo

Unidade: Seção de Jornalismo - Secjor
E-mail: imprensa@tre-rj.jus.br

  Imprimir
Notícia - Desembargador Cláudio Brandão de Oliveira é o novo presidente do TRE-RJ

Desembargador Cláudio Brandão de Oliveira é o novo presidente do TRE-RJ

09/12/2019 - 20:19

Eleito por aclamação para a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), o desembargador Cláudio Brandão de Oliveira irá comandar as eleições municipais de 2020. "As tentativas de interferência indevida na vontade do eleitor não serão toleradas", advertiu o novo presidente do Tribunal. Na mesma sessão solene, realizada nesta segunda-feira (9), no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o desembargador Cláudio Luís Braga dell'Orto tomou posse como vice-presidente e corregedor regional eleitoral.

No discurso de posse, o desembargador Cláudio Brandão afirmou que as eleições municipais do ano que vem serão complexas, mas que as dificuldades serão enfrentadas com planejamento e rigor. "O grande patrimônio da Justiça Eleitoral é a credibilidade, materializada na capacidade de garantir a legitimidade das eleições", disse. O presidente do TRE-RJ anunciou que ele e o vice-presidente e corregedor, desembargador Cláudio dell'Orto, vão investir numa fiscalização eficiente da campanha eleitoral. "Daremos uma resposta enérgica a quem burlar o processo democrático. A desonestidade nas eleições não vai compensar", garantiu.

Compuseram a mesa da cerimônia, entre outras autoridades, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Cláudio de Mello Tavares, o governador do Rio Wilson Witzel, o deputado federal Alessandro Molon, a procuradora regional eleitoral Silvana Battini e a juíza Alessandra Bilac, que representou a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio, juíza Renata Gil.

Desembargador Cláudio Brandão de Oliveira

Desde março de 2019, o magistrado ocupava o cargo de corregedor regional eleitoral e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. O desembargador Cláudio Brandão de Oliveira ingressou na magistratura estadual em 1992 e, na Justiça Eleitoral, foi juiz auxiliar da Presidência, juiz eleitoral nos municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, São João de Meriti e Rio de Janeiro, entre os anos de 1993 e 2009. Neste ano, ele foi promovido, pelo critério de merecimento, a desembargador e integra, desde então, a 7ª Câmara Cível. 

Na vida acadêmica, possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em Direito na Universidade Gama Filho e doutorado em Sociologia e Direito na UFF, onde é professor. Possui cinco livros jurídicos publicados. É vice-diretor e professor emérito da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj), coordenador de Direito Constitucional da Emerj e membro do Fórum Permanente de Direito Constitucional da Emerj.

Desembargador Cláudio Luís Braga dell'Orto

O desembargador Cláudio Luís Braga dell'Orto iniciou sua carreira em 1984, como advogado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em 1986, tomou posse no cargo de promotor de Justiça e, em 1991, como juiz estadual, sendo promovido ao cargo de desembargador em 2009, integrando, atualmente, a 18ª Câmara Cível do TJ-RJ. 

Na vida acadêmica, é mestre em Direito Penal e Criminologia, exerce o magistério desde 1988, tendo lecionado na Universidade Católica de Petrópolis, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Emerj e Escola Superior de Administração Judiciária (Esaj). É autor de várias publicações e membro honorário da Academia Petropolitana de Letras. Foi diretor presidente da Escola Nacional da Magistratura da AMB e conselheiro da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do STJ. Já presidiu a Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro e exerceu a vice-presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).


Foto principal: Desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, novo presidente do TRE-RJ.

Foto 2: O vice-presidente e corregedor, desembargador Cláudio dell'Orto, presta seu juramento ao tomar posse



Siga o TRE-RJ nas mídias sociais: Facebook, Twitter, Instagram



barra divisória

     
   Enviar email