Seu navegador não suporta a execução de scripts ou está que está função desabilitada.

Gestor desse conteúdo  Gestor desse conteúdo

Unidade: Seção de Jornalismo - Secjor
E-mail: imprensa@tre-rj.jus.br

  Imprimir
Notícia - TRE-RJ inaugura painéis sobre a participação feminina na política e a história da Justiça Eleitoral fluminense

TRE-RJ inaugura painéis sobre a participação feminina na política e a história da Justiça Eleitoral fluminense

05/12/2019 - 17:30

Nesta quinta-feira (5), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Carlos Santos de Oliveira, inaugurou os painéis "Mulheres na política" e "Justiça Eleitoral no Rio de Janeiro", que agora fazem parte do acervo do "Espaço de Memória Eleitoral Desembargador José Joaquim da Fonseca Passos", localizado no hall da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ). "Com a iniciativa, a Escola Judiciária Eleitoral cumpre o seu papel acadêmico, dando esse destaque tão merecido às mulheres e à nossa história", afirmou o desembargador.

Para inaugurar os painéis, o presidente convidou a desembargadora estadual Myriam Medeiros, filha da advogada, escritora e autora da revisão do Código Civil Brasileiro em 1962, Romy Medeiros, uma das mulheres homenageadas. "Tenho certeza de que ela ficaria muito feliz com essa bela lembrança de sua trajetória", contou a desembargadora. "Minha mãe era uma pessoa acima do bem e do mal. Ela sempre dizia que não tinha partido político, seu partido era o das mulheres. Acredito que ela, à sua época, fez muito pelo feminismo no país", disse.

O painel "Mulheres na política" destaca personalidades e projetos que foram importantes na emancipação feminina na política nacional, desde a Imperatriz D. Leopoldina até os dias de hoje. Já o painel "Justiça Eleitoral no Rio de Janeiro" mostra os prédios que abrigaram a sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, com um panorama sobre a trajetória histórica da instituição.

Foto: Da esquerda para a direita, a desembargadora estadual Myriam Medeiros, o presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Santos de Oliveira, e a desembargadora eleitoral Kátia Junqueira


Siga o TRE-RJ nas mídias sociais: Facebook, Twitter, Instagram



barra divisória

     
   Enviar email