Eleitor do Futuro

A criação do Programa Eleitor do Futuro, no Tribunal RegionalEleitoral do Rio de Janeiro, se deu em decorrência do projeto idealizado pelo Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, quando Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo ele, o Programa pretendia não só contribuir para a formação cultural e cívica dos jovens, mas também para transmissão, às novas gerações, da ideia de que a política pode ser entendida como uma atividade  nobre, essencial à democracia e à convivência humana.

O fomento da conscientização dos direitos e deveres dos cidadãos, em  especial quanto aos seus direitos políticos, o conhecimento básico da  legislação eleitoral, e o reflexo de sua participação, ou não,  na vida política da nossa sociedade, interagindo junto aos jovens e futuros eleitores, é o  principal viés do Programa, que objetiva a promoção da cidadania plena.

Através da realização de palestras e oficinas com urnas eletrônicas, são incentivadas reflexões sobre a necessidade de se pensar a nossa democracia, direitos e deveres do cidadão-eleitor não somente quando há disputa eleitoral, contribuindo assim, para a criação e manutenção de uma cultura voltada para a  vivência da cidadania e, inclusive, com o uso consciente de mecanismos de  fiscalização dos mandatos concedidos e acompanhamento dos trabalhos das Casas Legislativas e do orçamento público.


Vamos nos unir?

A escola é um lugar propício para o incentivo ao exercício de valores éticos e morais. Juntamente com a família, também estimula a vivência da cidadania. A realização de ações educativas pela Justiça Eleitoral tem  maior eficácia quando a escola trabalha em conjunto, como parceira do Programa.

Realizando atividades complementares, elaborando projetos  pedagógicos ou incrementando os já existentes, a escola estará  contribuindo
para que os objetivos do Programa Eleitor do Futuro sejam alcançados. Tendo em vista os efeitos da pandemia do Covid 19, nossasatividades nas escolas durante o exercício de 2019 estão suspensas em consonância com as orientações oficiais dos órgãos de estado. Abaixo temos o projeto e as escolas contempladas durante o exercício findo de 2019 para uma melhor compreensão de nossas atividades.

Entre em contato para saber mais: eje@tre-rj.jus.br.