Apresentação


As diretrizes traçadas pelos Planos Estratégicos do Poder Judiciário e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro colocam como um de seus objetivos a promoção da cidadania. Este objetivo pode ser entendido também como a promoção do desenvolvimento e inclusão social através de ações que contribuam para o fortalecimento da educação e da consciência dos direitos, deveres e valores do cidadão.

Há uma distorcida visão, ligado ao senso comum, segundo a qual o tema "política" é um assunto de pouco interesse por parte das pessoas. Em geral, percebe-se que o eleitor, desiludido em razão de práticas políticas equivocadas, está desesperançoso quanto à melhora da qualidade da atividade política exercida no país.

Essa noção equivocada sobre o que é o significado verdadeiro de política e sobre sua importância no cotidiano de todos os cidadãos, tanto em âmbito municipal quanto em âmbito estadual, levou a Escola Judiciária Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, que tem a missão institucional de executar projetos voltados para o caráter social da Justiça Eleitoral, a buscar formas alternativas de transformação dessa perspectiva.

Ademais, a aproximação da Justiça Eleitoral, através de suas ações socioeducativas, dos cidadãos fluminenses constitui um grande facilitador para a desconstrução de mais um equívoco, facilmente detectado entre a população em geral: a falsa associação da Justiça Eleitoral às atividades político-partidárias.